19.4.13

Resenha: As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky)

Olá,

Hoje trouxe a resenha do livro As Vantagens de ser Invisível, do Stephen Chbosky. Comprei o meu lindinho na Páscoa, junto com o exemplar de A culpa é das Estrelas. Eu resolvi ter um lindo desse quando comecei a ver muitas resenhas interessantes sobre ele e aí eu quis tirar minhas próprias conclusões.


"Eu me sinto infinito"
A minha edição é aquela com a capa do filme *contrariando meu amor, que não gosta de livro com "gente na capa"*. Na verdade eu não sabia que existia uma outra capa, mas quando vi nem gostei e tive certeza de que minha capa é a mais linda de todas...Afinal, tem a Emma, que tá uma linda...*ela sempre é né?*


E vamos à resenha o/

A história se passa no início dos anos 90 e Charlie é um menino, digamos, diferente. Com o início do ano letivo, Charlie começa a enviar cartas a uma pessoa, a quem ele apenas chama de amigo. Nas tais cartas, Charlie compartilha com o tal amigo o seu dia-a-dia, falar sobre a morte do seu amigo Michael, seus pais, enfim, fala de tudo.

Ao longo do ano, Charlie faz amizade com Sam e Patrick e começa a viver a vida intensamente. Será?

"E eu quero que você saiba que eu sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim" (p.12) 


A narrativa do Stephen é gostosa, flui muito bem, mas não dá aquela sede de saber o que vem pela frente. Colocar o livro em cartas faz o leitor se sentir o destinatário, e o fato do destinatário ser chamado apenas de "amigo" torna essa sensação mais próxima. Através das cartas é possível sentir/viver a personalidade do Charlie, são cartas genéricas, sem muitos sentimento, enfim, cartas de um menino invisível.

A história é super interessante, as vivências de Charlie são boas e compatíveis com a época do livro *uma época em que os adolescentes só queriam descobrir e não ficar enfiado as redes sociais virtuais*, tem citações ótimas-incríveis-lindas mas...mas...mas... não mexeu comigo *pronto, falei* Não é um livro que eu diria: Nossa ! Não acredito que isso aconteceu !!!

Eu li as 223 páginas sem nenhuma onda de grande emoção, sem gargalhadas, sem lágrimas. O que achei muito estranho, já que, normalmente, os livros mexem bastante comigo.



Selecionei algumas das minhas citações favoritas do livro:

"É só que as vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida." (p.34)
"Charlie, a gente aceita o amor que achar que merece." (p.35)
" E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira." (p.92)

E por fim, a frase mais linda-perfeita do livro

"Eu me sinto infinito." (p.43)

Depois que eu terminei a leitura, eu refleti bastante sobre as frases,  a forma das cartas, o Charlie, as sensações que tive e percebi que talvez seja essa a intenção do autor, mostrar um Charlie invisível. Alguém mais teve esse sensação?

No geral, eu gostei do livro e agora estou louca para assistir ao filme =D
E vocês? Já leram esse livro? Já viram o filme?

Espero que vocês tenham gostado !

Beijos !


3 comentários:

  1. Ana Carolina de Freitas Schmid19 de abril de 2013 às 11:17

    Quero muito compra esse livro , sempre que vou na livraria ele olha . pra mim e eu olho pra ele , mais nunca levei , fiquei bem interessada em ler sim , agora mais ainda.... E quero essa capa tbm pois a Emma é maravilhosa e essa capa sempre será perfeita ... Bjs Ana...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho uma pena a substituição da capa original (apesar de o livro provavelmente vender mais depois do filme)... Sempre fico curiosa para saber como era a capa original e não é toda vez que encontro.
    Acho que já ouvi falar, mas não li, nem vi resenhas e nem assisti ao filme.
    Me parece um bom livro, mas com o intuito de fazer o leitor refletir, ao invés de se emocionar e gargalhar...
    Confesso que agora fiquei curiosa... ^^


    bjo grande ;)
    (Ju Balbino)

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei muito o livro. E ainda li em .mobi, no celular e agora estou realmente querendo muito,muito o 'livro físico' que é muito lindo,pelo que vi :)

    ResponderExcluir

Olá...Gostou do blog? Deixe seu recadinhos...Vou adorar !!!