18.3.13

Livros: Digitais x Físicos

Olá,
"Viajar pela leitura
Sem rumo, sem intenção
Só para viver a aventura
 De ter um livro nas mãos"
(Viagem pela Leitura - Clarice Pacheco)

Fonte: Google; montagem: Ana Cristina


O avanço tecnológico tem nos trazidos grandes benefícios. São amigos que estão a quilômetros de distância, fotos visualizadas um segundo após serem tiradas e livros que carregamos a todo lugar. Eu estou falando dos e-book reader, um aparelho que possibilita o download e leitura de versões digitais de livros. Existem e-book reader de diversos modelos e preços variados e hoje eu quero falar minha opinião sobre essa união entre a tecnologia e esse hábito *antigo* tão gostoso.

Mas quais as vantagens dos livros digitais e dos livros físicos???


Minha opinião

Eu gosto do contato físico, do poder de folhear, virar a página, usar marca-página.
Eu gosto de sentir a textura da capa, da folha, gosto do cheiro de novo - ou de velho 
também 

Eu curto a viagem e o livro físico é o passaporte, a personificação do personagem, do lugar, da época.
 (Pele-Papel-Personagem ~ Ana Cristina) 

Eu não curto muito a leitura através de livros digitais. Já li alguns, mas estar na frente do PC (não tenho um e-book reader) é fonte de distração para mim. É um amigo que chama no chat do face, uma atualização que aparece para conferir, um e-mail que chega...Enfim, mil e uma coisas que não me deixam viajar por completo. Tive a oportunidade de ler um livro digital e tempos depois ler a versão impressa *ah, meu Príncipe Mestiço* e sim ! Eu notei a diferença, as emoções foram mais vivas, mais intensas com o livro na mão. Não estou dizendo que nunca mais na vida vou ler livros digitais, eu tenho vários no PC *que nunca li hehehe*, mas EU prefiro o contato pele-papel-personagem.


Benefícios do e-book reader

Apesar de não curtir muito os leitores digitais, eu não nego que estes simpáticos aparelhos são uma perfeita união entre tecnologia e praticidade.
Imagina que maravilha poder carregar todos *ou a maioria* dos seus livros preferidos a todo lugar que você for? Obviamente se formos fazer isso com os livros de papel *forma carinhosa e redundate heheh* vamos sair de casa carregados de peso e isso não é nada prático não é? Mas com os leitores digitais isso é possível, aí basta estar de bobeira em algum lugar e voilá tem-se às mãos *ao toque dos deditos* uma lista de livros para escolher...Essa praticidade atrai muita gente, e acredito eu que atraia muito mais aos adolescentes.
Os livros digitais são uma ótima ideia para os nossos adolescentes, tão ligados em tecnologia, que podem achar o livro físico um método analógico "ultrapassado". É uma forma de introduzir a leitura através do que eles já tem intimidade/facilidade. Eu daria/incentivaria o uso de e-book reader pelos meus filhos, e você?
Sem contar o acesso barato aos livros digitais. Convenhamos que os preço dos livros no Brasil é um absurdo e a possibilidade de ter acesso à livros digitais gratuitos soa muito atraente a qualquer um de nós *meros mortais* não é verdade? Eu compro livros, mas confesso que por muitas vezes demoro mais para comprar aquele tão desejado por causa do bendito preço ou simplesmente *quando possível* faço a compra em um sebo, mas como sei que nem todo mundo curte essa de livros usados, acaba não sendo um bom negócio.

Mas e o futuro dos livros físicos?

Eu já vi essa mesma discussão em algum blog *desculpa, mas não consigo me lembrar qual*. Acredito que os *meus amados* livros de papel não correm risco algum de extinção, visto que sempre vai haver um apaixonado *loucoalucinado* por livros, por possuí-los e colecioná-los.
As edições impressas estão cada vez mais lindas que não dá pra se contentar somente com as edições digitais né? Pelo menos eu me encanto com as edições que tem momentos que gostaria de ter um exemplar de cada edição de livro favorito meu...
O que acham? O futuro do livro físico está comprometido?


Fonte: Google
Para finalizar eu trouxe esta imagem que achei no tio Google e achei a cara desta discussão. Será que as estantes do futuro serão assim? Um misto de e-book readers e livros físicos? Confesso que a imagem ficou muito bonita e muito me atrai. É a junção perfeita do tecnológico e analógico, é o divisor de águas de uma geração...


Beijos !!!


Um comentário:

  1. não tenho nada contra os livros físicos, aqui no brasil não faz diferença pq os dois tem o mesmo preço, mas lá nos estados unidos um ebook custa a partir de 1 dólar, algumas pessoas infelizmente não tem muito espaço em casa por isso compram ebook.
    Mas claro que acredito que todos preferem o livro físico.

    ResponderExcluir

Olá...Gostou do blog? Deixe seu recadinhos...Vou adorar !!!